Estatística: uma das profissões do Futuro

Num mundo com abundância de dados, o desafio será conseguir interpretá-los. Pessoas que sabem transformar uma montanha de dados em informações relevantes passou a valer ouro!

A Data Science –  ou ciência de dados – é a ‘arte’ de trabalhar um amontoado de dados. Com isso, surge o cientista de dados. E essa profissão, tão em voga hoje, não seria nada sem as boas e antigas técnicas da Estatística. Por isso, a demanda por estatísticos tem crescido. Segundo a American Statistical Association, é uma das dez ocupações com maior crescimento, tornando-se o campo mais importante e multi-disciplinar da matemática.

Uma informação importante para aqueles que pretendem ingressar na área é que está cada vez mais comum as empresas exigirem conhecimentos e habilidades que os estatísticos não aprenderam na faculdade.

Qual é o papel do Estatístico do Futuro?

O “Estatístico do Futuro” não deveria apenas realizar cálculos e análise dos dados, coisas que softwares irão assumir por completo. É preciso que ele aumente a sua capacidade de resolver problemas da vida real. O estatístico do futuro deverá aplicar o conhecimento teórico que aprendeu na faculdade em conjunto com novas tecnologias para resolver os problemas da humanidade. #Trabalhar e #Colaborar em equipes multidisciplinares, entender os questionamentos e co-criarem as melhores soluções.

Explorar

É fundamental o aluno aumentar seu o conhecimento em estatísticaexplorando áreas da ciência da computação, adquirindo conhecimentos sólidos em Aprendizado de Máquina (Machine Learning) e linguagens de codificação, desenvolvendo sua capacidade de resolver problemas, exercitando a capacidade de comunicação, colaboração, e criatividade.

A Ciência está cada vez mais ampla e exige essa amplitude também dos profissionais.

Fonte: O Futuro das Coisas (Adaptado)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s