Avanço da ciência e a “produção de sangue em massa”

Em recente pesquisa,  cientistas dizem que deram um salto significativo para a produção em massa de glóbulos vermelhos adequados para a doação. As células vermelhas do sangue já podem ser feitas no laboratório.

Uma equipe da Universidade de Bristol e NHS Blood and Transplant desenvolveram um método para produzir uma oferta ilimitada. O sangue artificial será muito mais caro do que a doação convencional. Portanto, é provável que seja usado para pessoas com tipos sanguíneos muito raros.

A velha técnica envolveu tomar um tipo de célula-tronco que fabrica glóbulos vermelhos no corpo e estimular a recriação em  laboratório. No entanto, cada célula eventualmente queima e produz não mais de 50.000 glóbulos vermelhos. O “truque” desenvolvido pela equipe de Bristol foi a armadilha das células-tronco em um estágio inicial onde eles crescem em número indefinido.

Uma vez que os pesquisadores têm este grupo de células, eles podem apenas acioná-los para se tornarem glóbulos vermelhos. Dr. Jan Frayne, um dos pesquisadores, afirmou: “Temos demonstrado uma via  para a produção sustentável de células vermelhas para uso clínico.

Os pesquisadores agora têm o recurso biológico para produzir em massa glóbulos vermelhos, mas eles ainda precisam da tecnologia de fabricação para a produção em massa. O professor David Anstee, outro dos pesquisadores, disse à BBC: “Existe um desafio de bioengenharia. “Produzir isso [sangue] em grande escala é um grande desafio, e a próxima fase do nosso trabalho é olhar métodos de expansão do rendimento”.
O custo será uma enorme barreira ao uso em grande escala de sangue fabricado. A NHS Blood and Transplant diz que não tem planos para afastar-se do sangue tradicionalmente doado. No entanto, pode ser quase impossível combinar sangue de algumas pessoas – muitas vezes de minorias étnicas – com um doador.  Testes de segurança de laboratório de sangue já estão planejados para o final deste ano.

Por James Gallagher (Adaptado)

Texto original em BBC News

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s